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  • Fornecendo um conjunto completo de soluções em TI.

Programação

TDS Eclipse ADVPL

DevStudio Eclipse é um ambiente de desenvolvimento integrado, que permite a criação de novas aplicações, com produtividade acima dos níveis de mercado. Essa tecnologia permite aos profissionais produzirem qualquer aplicação para os produtos TOTVS. Permite personalizar a solução, de acordo com as necessidades e características do negócio. Voltado para aplicação e uso da ferramenta TotvsDevStudio, nas rotinas de Desenvolvimento de Programas, Compilação e Depuração de Programas. Este conhecimento oferece ao profissional a perspectiva de atuar junto a milhares de clientes que utilizam um dos softwares de Gestão do Grupo TOTVS®, mais consagrado do mercado. Bem como o conceito e aplicação do aprendizado por meio de exercícios práticos e em modernos laboratórios.

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos na operação de microcomputadores (área de atuação); Conhecimento de lógica de programação estruturada. Preferencialmente com Conhecimentos Básicos em Programação ADVPL.

Conteúdo Programático:
Introdução a nova ferramenta de desenvolvimento da TOTVS (IDE - Eclipse) Essencialmente prático, voltado ao Desenvolvimento, Compilação e Depuração de Programas, possibilitando ao participante explorar os recursos oferecidos pela Ferramenta Protheus, pois este efetuará exercícios assistido pelo instrutor. Instalação 1. Apresentação 2. Instalação 3. Iniciando o TDS Inicialização 1. Perspectiva TOTVS Developer Iniciando um projeto Gerenciamento de projetos TDS Server 1.Perspectiva TOTVS Server 2. Acessando TOTVS Server 3. Servers Extension: Menu de contexto Projetos 1. Trabalhando com projetos 2. Criando arquivos-fonte 3. Edição de arquivos-fonte 4. Adição de arquivos de recursos 5. Compilação de arquivos e projetos 6. Execução de projetos 7. Depuração de projetos Assistente de Código 1. Assistentes de Código 2. Nova Classe AdvPL 3. Nova Função AdvPL 4. Novo Fonte WSDL AdvPL Pacotes de atualização (Patch) 1. Trabalhando com pacotes de atualização 2. Geração de pacote de atualização (Patch) Gerar versão 1. Compilação de versão Profile 1. Desempenho de programas (Profile) 2. Obtendo perfil 3. Analisando Perfil Cobertura de Código 1. Ativação da cobertura de código 2. Plano de teste 3. Analisando a cobertura de código Principais comandos do editor 1. Edição 2. Busca 3. Navegação 4. Depuração 5. Diversos 6. Operações em blocos
Programação

SQL

A linguagem SQL é hoje a língua do mundo dos bancos de dados. E embora existam variações nas funções disponíveis em cada sistema de banco de dados, e nas sintaxes de alguns comandos, o fato é que após anos (décadas) de desenvolvimento em caminhos diferentes, por desenvolvedores diversos, a linguagem tem uma estrutura muito semelhante em quase todos os sistemas que a utilizam. Neste livro, fizemos a opção por escrever os exemplos e testá-los em uma base de dados PostgreSQL. Uma decisão arbitrária, até certo ponto. Mas racional, por tratar-se de um dos sistemas mais utilizados no mundo. As lições contidas aqui, no entanto, permitem ao leitor desenvolver o conhecimento básico que o levará a ser capaz de trabalhar com praticamente qualquer sistema de banco de dados existente e também nos que forem surgindo pelos próximos anos. Afinal, por ser universal, versátil e muito simples, a linguagem SQL provavelmente continuará a ser o padrão por muitos e muitos anos. E qualquer um que desenvolva um sistema de controle de dados terá que seguir na linguagem que é conhecida e consolidada em todos os cantos do planeta.

Pré-requisitos:
Lógica de Programação e Conhecimentos básicos de microinformatica.

Conteúdo Programático:
1. Conceitos Básicos
1.1. O Que São Dados e Para Que Servem?
1.2. Chave Primária
1.3. Várias Tabelas e Relacionamentos
1.4. Bancos de Dados
1.4.1. Sistema Gerenciador de Banco de Dados
1.5. Linguagem SQL
1.5.1. Como Funciona o SQL
1.6. PostgreSQL
1.7. Servidor de Dados
2. Modelo Entidade-Relacionamento
2.1. Tipos de Relacionamentos
2.2. Desenhar um Diagrama
2.3. Programas para Desenhar Diagramas
3. PostgreSQL
3.1. Problemas
3.2. Instalação
3.3. Duas Formas de Trabalhar
3.3.1. SQL Shell
3.3.2. pgAdmin
4. Definindo Dados
4.1. CREATE DATABASE
4.2. CREATE TABLE
4.2.1. Chave Primária
4.2.2. Chave Primária Composta
4.3. DEFAULT
4.4. NOT NULL
4.5. UNIQUE
4.6. Tipos de Dados
4.7. DROP TABLE e DROP DATABASE
4.8. ALTER TABLE
4.9. Chaves Estrangeiras
4.9.1. On Delete Cascade
4.9.2. ON DELETE SET NULL
4.10. CREATE OR REPLACE
5. Manipulando Dados
5.1. Insert
5.2. DELETE
5.3. UPDATE
5.4. AND e OR
5.5. Operadores de Comparação
6. Instrução SELECT
6.1. Consulta Simples pela Chave Primária
6.2. Consulta por Outro Campo
6.3. Funções de Agregação
6.3.1. MAX () e MIN()
6.3.2. COUNT()
6.3.3. AVG()
6.3.4. SUM()
6.3.5. CONCAT()
6.4. Cláusulas SQL
6.4.1. Consulta Usando LIKE
6.4.2. DISTINCT
6.4.3. GROUP BY
6.4.4. ORDER BY
6.4.5. LIMIT
6.4.6. OFFSET
6.5. Um Select Dentro do Select
6.6. Uso de Alias
6.7. Consulta Composta
7. Triggers
7.1. Triggers em PostgreSQL
7.2. Construir uma Trigger
8. Funções
8.1. Criar Funções
8.1.1. Várias Funções com o Mesmo Nome
8.2. Linguagem PL/pgSQL
8.3. Manipulação de Dados das Tabelas
8.4. Estruturas Condicionais
8.4.1. IF
8.5. Laços de Repetição
8.5.1. LOOP
8.5.2. FOR
8.5.3. WHILE
8.6. Relação com Triggers
9. Criar Tipos
9.1. Por quê Criar Tipos?
10. Visões
11. Sistema de Regras
11.1. Apagar uma Regra
Programação

Algoritmos Estruturados

O estudo da lógica de programação estimula o programador um raciocínio lógico sobre os fatos, preparando-o para o desenvolvimento de programas de computadores. O objetivo desse livro é oferecer, ao futuro programador, conceitos sobre a lógica de programação, para que esse possa no final do estudo ter conhecimento suficiente para desenvolver programas eficientes com a linguagem de programação mais adequada. A leitura deste livro é indicada como fonte de estudo a alunos de programação de computadores que estão iniciando seu aprendizado, e a professores que necessitam de um material de apoio didático para o ensino dos conceitos de programação. Apresenta o estudo de algoritmos em uma pseudolinguagem muito próxima da linguagem do ser humano, não sendo necessário, portanto, um prévio conhecimento sobre qualquer linguagem de programação.

Pré-requisitos:
Lógica de programação e Conhecimentos básicos de Informática.

Conteúdo Programático:
1. Introdução
1.1. Algoritmo
1.1.1. Estrutura dos Algoritmos
1.1.2. Teste de Mesa
1.2. Formas de Representação Gráfica
1.2.1. Outros Símbolos
1.3. Programas
1.3.1. Compilador
1.3.2. Interpretador
2. Lógica Proposicional
2.1. Tabela Verdade
2.2. Operações Lógicas sobre Proposições
2.2.1. Negação
2.2.2. Conjunção
2.2.3. Disjunção
2.2.4. Operação Condicional
2.2.5. Operação Bicondicional
2.2.6. Tabela Verdade Resumo dos Conectivos
2.3. Prioridade dos Conectivos
2.4. Tautologia, Contradição e Contingência
2.4.1. Tautologia
2.4.2. Contradição
2.4.3. Contingência
2.5. Implicação Lógica ou Conseqüência Lógica (?)
2.6. Equivalência Lógica (?)
2.7. Exercícios do Capítulo 2
3. Dados e Instruções
3.1. Dados
3.1.1. Tipo Inteiro
3.1.2. Tipo Real
3.1.3. Tipo Caracter
3.1.4. Tipo Lógico
3.2. Variáveis
3.3. Constantes
3.4. Instruções
3.4.1. Entrada, Processamento e Saída
3.4.2. Representação
3.4.2.1. Fluxograma
3.4.2.2. Portugol
3.5. Exercícios do Capítulo 3
4. Operadores
4.1. Operadores Aritméticos
4.2. Operadores Relacionais
4.3. Operadores Lógicos
4.3.1. E / AND
4.3.2. OU / OR
4.3.3. NÃO / NOT
4.4. Exercícios do Capítulo 4
5. Estruturas de Controle
5.1. Estruturas de Decisão
5.1.1. SE ... ENTÃO
5.1.2 SE ... ENTÃO ... SENÃO
5.1.3. SELECIONE ... CASO
5.2. Estruturas de Decisão Encadeadas
5.3. Estrutura de Repetição
5.3.1. ENQUANTO... FAÇA
5.3.2. REPITA ... ATÉ QUE
5.3.3. PARA ... DE ... ATÉ ... PASSO ... FAÇA
5.4. Estruturas de Repetição Encadeadas
5.4.1. ENQUANTO com ENQUANTO
5.4.2. ENQUANTO com REPITA
5.4.3. ENQUANTO com PARA
5.4.4. REPITA com REPITA
5.4.5. REPITA com ENQUANTO
5.4.6. REPITA com PARA
5.4.7. PARA com PARA
5.4.8. PARA com ENQUANTO
5.4.9. PARA com REPITA
5.5. Comparação das Estruturas de Repetição
5.6. Exercícios do Capítulo 5
5.6.1. Estruturas de Decisão
5.6.2. Estruturas de Repetição
6. Estruturas de Dados
6.1. Variáveis Compostas Homogêneas
6.1.1. Vetor
6.1.1.1. Declaração
6.1.1.2. Utilização de um Vetor
6.1.1.3. Exemplos de Utilização de Vetor
6.1.2. Matriz
6.1.2.1. Declaração
6.1.2.2. Leitura e Escrita dos Dados
6.1.2.3. Exemplos de Utilização de Matriz
6.2. Variáveis Compostas Heterogêneas
6.2.1. Registros
6.2.1.2. Declaração
6.2.1.3. Leitura e Escrita de Registros
6.2.1.4. Registro de Conjuntos
6.2.1.4.1. Declaração de Registros de Conjuntos
6.2.1.4.2. Leitura e Escrita de Registro de Conjuntos
6.2.1.5. Conjunto de Registros
6.2.1.5.1. Declaração
6.2.1.5.2. Leitura e Escrita dos Conjuntos de Registros
6.4. Exercício do Capítulo 6
6.4.1. Vetores
6.4.2. Matrizes
6.4.3. Registros
7. Arquivos
7.1. Declaração
7.2. Manipulação
7.2.1. Abrir um Arquivo
7.2.2. Fechar um Arquivo
7.2.3. Copiar um Registro
7.2.4. Salvar um Registro
7.2.5. Excluir um Arquivo
7.3. Localizar Registros
7.3.1. Concepção Seqüencial
7.3.2. Concepção Direta
7.3.3. Utilizando Concepções
7.4. Exercícios do Capítulo 7
8. Sub-rotinas
8.1. Procedimentos
8.2. Variáveis Globais e Locais
8.2.1. Escopo de Variáveis
8.3. Parâmetros
8.3.1. Passagem de Parâmetros
8.4. Funções
8.5. Exercícios do Capítulo 8
8.5.1. Procedimento
8.5.2. Funções
9. Estruturas de Dados Avançadas
9.1. Listas
9.1.1. Declaração
9.1.2. Inserção
9.1.3. Remoção
9.1.4. Listas Duplamente Encadeadas
9.1.5. Listas Circulares
9.2. Filas
9.2.1. Declaração
9.2.2. Inserção
9.2.3. Remoção
9.3. Pilhas
9.3.1. Declaração
9.3.2. Inserção
9.3.3. Remoção
9.4. Árvores
9.4.1. Declaração
9.4.2. Manipulação
9.4.2.1. Busca em Profundidade
9.4.2.2. Busca em Amplitude
9.4.3. Grafos
9.5. Exercícios do Capítulo 9
Programação

ADVPL I

O objetivo do curso de ADVPL I – Plus, é passar o conhecimento sobre a linguagem AdvPL – Advanced Protheus Language, utilizada na programação do Protheus da Microsiga, um dos softwares de gestão mais utilizados em toda a América Latina. O conhecimento do uso desta linguagem, permite a elaboração de customizações e o desenvolvimento de novas soluções. Este conhecimento abre ao profissional a perspectiva de atuar junto a milhares de clientes que utilizam um dos softwares de Gestão do Grupo Totvs mais consagrado no mercado. O curso mostra também a flexibilidade das diversas funções da linguagem, por meio de exercícios práticos, em laboratório.

Pré-requisitos:
Lógica de programação e Conhecimentos básicos de Informática.


Conteúdo Programático:
A Linguagem ADVPL
Programação (Estrutura, Documentação, Funcionalidades)
Variáveis (Escopo, Tipos, Passagem de Parâmetros e Funções)
Operadores e Macrosubstituição
Aprendendo o IDE (Ambiente de Desenvolvimento)
Funções (Manipulação de Variáveis e Janelas de Avisos)
Utilização de Vetores (Teoria, Exercícios e Funções)
Controle de Fluxo
Funções Diversas
Configurador
Ponto de Entrada
Funções para Manipulação de Banco de Dados
Desenvolvimento de Relatórios
Manutencao Menus
Telas Padrão (axcadastro, mbrowse, modelo2 e modelo3)
Msexecauto para Inclusão de Dados
Programação

ADVPL II

O objetivo do curso de ADVPL II – Advanced Orientado Objeto , é passar o conhecimento sobre a linguagem AdvPL – Advanced Protheus Language, utilizada na programação do ERP da Microsiga, um dos softwares de gestão mais utilizados em toda a América Latina. O conhecimento do uso desta linguagem, permite a elaboração de customizações e o desenvolvimento de novas soluções. Este conhecimento abre ao profissional a perspectiva de atuar junto a milhares de clientes que utilizam um dos softwares de Gestão do Grupo Totvs mais consagrado no mercado. O curso mostra também a flexibilidade das diversas funções da linguagem, por meio de exercícios práticos, em laboratório.

Pré-requisitos:
Lógica de Programação, Conhecimentos básicos de microinformática, Conhecimentos básicos de AdvPL, Conhecimentos básicos em Dicionários Microsiga, Conhecimentos Avançados em IDE e Avaliação de Conhecimento básico AdvPL.

Conteúdo Programaático:
Configuração de Banco de Dados e Top Connect
Funções Diversas (Manipulação de Banco de Dados)
SQL
Embedded SQL
Teoria OOP
Explorando Classes (Twindow, Msdialog, Tfont, Tsay e outras)
Gaia (Facilitador na criação de telas)
Montando Janelas (Enchoicebar, getdados, folder)
Objetos de Controle (Radio, Combo, Box, Say, Get, Check)
Explorando Includes
Relatórios Gráficos (Tmsprinter)
Relatórios Personalizáveis (Treport)
Integração com Office (Word e Excel)
Programação

ADVPL III

O objetivo do curso de ADVPL III – Rotinas da WEB, é passar o conhecimento sobre a linguagem AdvPL – Advanced Protheus Language, voltada para a WEB e utilizada na programação do Protheus da Microsiga, um dos softwares de gestão mais utilizados em toda a América Latina. O conhecimento do uso desta linguagem, permite a elaboração de customizações e o desenvolvimento de novas soluções. Este conhecimento abre ao profissional a perspectiva de atuar junto a milhares de clientes que utilizam um dos softwares de Gestão do Grupo Totvs mais consagrado no mercado. O curso mostra também a flexibilidade das diversas funções da linguagem, por meio de exercícios práticos, em laboratório.

Pré-requisitos:
Curso de formação em ADVPL II.

Conteúdo Programaático:
Envio de E-mail
Download e Upload FTP
Workflow (Configuração, Envio e Retorno)
Workflow de Retlatórios
Workflow de Rotinas
Web Service (Configuração)
ADVPL ASP (Conceito)
ADVPL ASP (Com base de dados)
Programação

ADVPL IV

O objetivo do curso de ADVPL IV – WEBSERVICES, é passar o conhecimento sobre a linguagem AdvPL – Advanced Protheus Language, utilizada na programação WEB do Protheus da Microsiga, um dos softwares de gestão mais utilizados em toda a América Latina. O conhecimento do uso desta linguagem, permite a elaboração de customizações e o desenvolvimento de novas soluções. Este conhecimento abre ao profissional a perspectiva de atuar junto a milhares de clientes que utilizam um dos softwares de Gestão do Grupo Totvs mais consagrado no mercado. O curso mostra também a flexibilidade das diversas funções da linguagem, por meio de exercícios práticos, em laboratório.

Pré-requisitos:
Conhecimentos básicos de microinformática, Conhecimentos básicos de HTML, Conhecimentos Avançados em Configurador e Domínio em IDE.

Conteúdo Programaático:
Web Service (Configuração)
Web Service (Server e Client)
Leitura de XML
Acesso a Web Service Externo
Programação

ADVPL V

A arquitetura Model-View-Controller ou MVC, como é mais conhecida, é um padrão de Arquitetura de Software que visa separar a lógica de negócio da lógica de apresentação (a interface), permitindo o desenvolvimento, teste e manutenção isolada de ambos. Aqueles que já desenvolveram uma aplicação em AdvPL vão perceber, que justamente a diferença mais importante entre a forma de construir uma aplicação em MVC e a forma tradicional, é essa separação e que vai permitir o uso da regra de negócio em aplicações que tenham ou não interfaces, como We=b Services e aplicação automática, bem como seu reuso em outras aplicações.

Pré-requisitos:
Conhecimentos na Linguagem AdvPL avançado; Conhecimentos na programação Orientada à Objetos e conceitos de WebService.

Conteúdo Programaático:
Principais Melhorias - Padronização de legenda de cores; - Melhor usabilidade no tratamento de filtros; - Padrão de cores, fontes e legenda definidas pelo usuário - Deficiente visual; - Redução do número de operações no SGBD; - Novo padrão visual. Características : -Substituir componentes de Browse; -Reduzir o tempo de manutenção, em caso de adição de um novo requisito; -Ser independente do ambiente Microsiga Protheus. Conteúdo: - Arquitetura MVC - Principais funções da aplicação Advpl em MVC - Aplicações com Browse - Construção de aplicação Utilizando MVC com uma ou mais entidades - Tratamento para o modelo de dados e para interface - Outras Funções para MVC - Multiplos Browses - Pontos de entradas MVC - Web Services para MVC.